ACONTECE

Os desafios do Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul em tempos de pandemia



Galeria de fotos dos alunos estudando em casa durante a quarentena

Os desafios do Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul em tempos de pandemia

Primeiro veio a surpresa, depois o planejamento e a adaptação para uma nova realidade, o ensino remoto durante a pandemia do COVID19.

No Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul, assim como nas diversas instituições de educação pelo mundo, a escola teve que buscar, conhecer e experimentar as melhores ferramentas virtuais para disponibilizar aos alunos e pais o acesso remoto.

Os trabalhos dos professores e gestores não pararam, seguindo o expediente dos horários escolares e o quadro de disciplinas, de forma rápida, os educadores fizeram com que os conteúdos chegassem nas casas dos alunos.

Os estudantes do Colégio Dom Bosco não tiveram um grande intervalo sem aulas, e assim tem sido desde o início da pandemia. A rotina de estudos presenciais e o conteúdo não mudaram, o que mudou foi a forma de passar o conhecimento e estimular o aprendizado.

Do Berçário ao Ensino Médio, nenhum nível ficou desamparado de conteúdo sendo que nossos professores têm reinventado as maneiras de ensinar, pois a aprendizagem propriamente dita, exige muito mais que a exposição de conteúdo, exige criatividade e competência.

Para garantir a atenção e o aprendizado dos alunos nossos profissionais usam de estratégias como música, teatro, vídeos, brincadeiras, experiências, aulas ao vivo, interação por chats, vídeo chamadas entre outras metodologias de ensino remoto.

Como principais iniciativas desenvolvidas pela escola para garantir o aprendizado durante a quarentena, estão:

 

  • Capacitação dos professores para uso de diferentes ferramentas digitais de educação;
  • Acesso aos livros digitais desde o Ensino Fundamental Inicial
  • Material organizado e enviado na Agenda Digital (da Plataforma Escola em Movimento) para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial;
  • Salas de aulas criadas por turma na Plataforma Google Classroom para alunos do Ensino Fundamental Final e Médio;
  • Utilização e ampliação da Plataforma Studos para alunos do Fundamental Final e Médio, com simulados e atividades avaliativas;
  • Utilização da ferramenta da Microsoft Teams para aulas ao vivo e interação com os alunos, através da aquisição de novas licenças para uso;
  • Utilização da ferramenta Khan Academy como auxílio para as aulas de matemática;
  • Aquisição e utilização da Plataforma Matific para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental;
  • Aquisição da plataforma Árvore do Livro para os alunos.
  • Utilização da ferramenta Acethinkerpara gravação de aulas e visualização do material;
  • Disponibilização de materiais de apoio personalizados para cada nível, produzidos pelos docentes e planejamentos semanais compartilhados com as famílias, como forma de conduzir o estudo;
  • Encaminhamento de material físico para as famílias com alguma dificuldade de acesso à internet;
  • Contratação de uma equipe qualificada para a filmagem de aulas ao vivo e gravadas;
  • Liberação para os professores regentes participarem dos grupos de WhathApp nos níveis da Educação Infantil e Fundamental Inicial e participação da Orientadora Pedagógica nos grupos do Ensino Fundamental Final e Médio, com acompanhamento sistemático dos alunos por seus professores titulares;
  • Acompanhamento sistemático do Setor de Atendimento Educacional, com feedback diário para os pais.
  • Acompanhamento especial para alunos de inclusão, realizado pelo Setor de Atendimento Educacional Especializado, respeitando os diferentes graus e modos de aprendizagem;
  • Acompanhamento especial para os alunos com dificuldade na realização das atividades. Atendimento realizado através de uma equipe de apoio envolvendo 4 professoras.
  • Envio diário da acolhida por segmento, mantendo o cultivo do carisma salesiano.


Sabendo que a aprendizagem requer interação, os professores, especialmente a partir do Ensino Fundamental Final e Ensino Médio têm trabalhado com aulas ao vivo possibilitando assim que os alunos tirem suas dúvidas enquanto realizam seus exercícios e atividades

A escola ainda disponibiliza um canal de atendimento aos pais pela agenda digital onde coordenadores, regentes de turma e professores prontamente atendem as dúvidas dos pais.


Parceria escola x família
Já na Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial a escola conta com a parceria, paciência e apoio dos pais no processo transmitir os conteúdos e fazer as atividades propostas pelos professores já que os filhos não conseguem ainda fazer sozinhos . Desafio para escola, desafio também para os pais que, agora, exercem o papel de mediadores do processo do ensino/aprendizado.


Apoio emocional e espiritual
O Colégio Dom Bosco também teve atenção especial em relação ao apoio espiritual e emocional dos pais e alunos. Diariamente envia Acolhidas e mensagens que remetem a esperança e ao entusiasmo das famílias fortalecendo assim a fé de que dias melhores estão por vir. Muitas mensagens contam com a participação dos alunos que sentem-se felizes em não perder o vínculo espiritual com a escola. A Pastoral Escolar também tem contribuído no processo de acolhimento emocional e fica à disposição das famílias que estão mais sensíveis ao momento.

Para o Colégio Dom Bosco é fundamental que as famílias sintam-se amparadas pedagogicamente e espiritualmente para que o processo de aprendizagem remota aconteça como um compromisso e não uma obrigação.

É um momento crítico na História e, para superá-lo, torna-se indispensável a união de todos. Pais, professores, funcionários e instituições de ensino precisam perseguir o mesmo objetivo: tornar menor possível o impacto na vida de alunos e familiares.

Iléia de Borba 
Assessora de Comunicação 
Jornalista JPSC 2892

 

 

Compartilhe:

Marcadores: